Sessão Ordinária – 03/11/2025

Travesseiro – Com grande presença de público, a Câmara de Vereadores de Travesseiro realizou, na noite desta segunda-feira, dia 03 de novembro a primeira sessão ordinária do mês. Antes do início da ordem do dia, o presidente da Associação Hospitalar Marques de Souza, Marco Aurélio Lima Trindade, e o diretor executivo Joel Zanella apresentaram um balanço das atividades da casa de saúde durante o ano de 2025.
Na pauta, o Poder Executivo encaminhou dois Projetos de Lei (PLs nº 079 e 080/2025). Ambos os projetos foram baixados nas comissões.
Projeto de Lei nº 079/2025, que visa convocar, por até mais 10 (dez) horas semanais, servidor (a), ocupante do cargo de Monitor, além da carga horária normal de 30 horas semanais, para atender ao Programa Primeira Infância Melhor - PIM, e dá outras providências.
Projeto de Lei nº 080/2025, que Orça a Receita e Fixa a Despesa do Município de Travesseiro para o exercício de 2026.
A secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Michele Raquel Kunrath Träsel, fez uso da Tribuna Livre a fim de apresentar um relato sobre as ações gerais da Secretaria, bem como sobre as atividades realizadas em celebração ao Dia do Professor e ao Dia do Funcionário Público.
Também fizeram uso da tribuna os vereadores Adriano Steffler (PP), Omar Walter (PP), Airton da Costa (PP), Joaquim Southier (PP) e Paulo César Ahne (PSB). Todos os pronunciamentos estão disponíveis no site oficial da Câmara (travesseiro.rs.leg.br) e na página oficial no Facebook.
Durante as votações, foi aprovado o pedido de informações do vereador Paulo Cesar Ahne (PSB) no qual solicita que a Secretaria Municipal de Educação informe quem custeou o almoço, as espumantes, o açaí e os presentes oferecidos aos professores e servidores da pasta nas comemorações alusivas ao Dia do Professor e ao Dia do Servidor Público.
Também foi aprovado o requerimento dos vereadores Marciano Sadi Markmann e Cibeli Pivatto Siebert (PP), que pedem a instalação de equipamentos de lazer adicionais na Praça, situada na Rua Santa Catarina.
Ainda, foi colocado em votação o pedido de denúncia do cidadão Gilson Blau contra a vereadora Andréia Alessandra Kaufmann (PP) por conduta incompatível com o decoro parlamentar. Segundo o denunciante, durante a sessão do dia 20 de outubro de 2025, a vereadora teria quebrado o decoro parlamentar. O pedido foi reprovado por 7 votos contrários e um favorável do vereador Paulo Cesar Ahne (PSB).
O presidente da Casa, vereador Adriano Steffler (PP), convocou a próxima sessão para segunda-feira, dia 17 de novembro, às 19h. A sessão será realizada na comunidade de Três Saltos Baixo e após será realizada audiência pública sobre a denominação de ruas.
Crédito: Felipe Stefani

Data de publicação: 03/11/2025

Créditos: Stefani Agência de Notícias

Créditos das Fotos: Felipe Augusto Stefani